HOME      SERVIÇOS      PROJETOS      INSPIRAÇÕES      VÍDEOS     QUEM JÁ EXPERIMENTOU      PESSOAS     PARCERIAS      CONTATO            
 

Inspirações

Teoria U | ottoscharmer.com                     
Desenvolvida por Otto Sharmer, consiste em três fases: 1ª) co-perceber, traz atividades de desconstrução do olhar e quebra de paradigmas numa busca da visão da realidade que se tem, sem julgamentos prévios e preconceituosos; 2ª) co- presenciar, oferece imersão com a natureza, buscando a sensibilização para que a sabedoria de cada um possa emergir; 3ª)co-criação, as pessoas estão preparadas para criar uma nova realidade por meio da ação em grupo. 

Art of Hosting | artofhosting.org                                             
Comunidade de prática internacional que explora novos padrões emergentes de aprendizagem, inteligência e liderança coletivos. As práticas dessa rede se baseiam em tecnologias sociais e dinâmicas de conversação inspiradas em sistemas vivos e auto-organizados.

Joseph Cornell - Flow Learning | sharingnature.com                 
O método flow learning oferece dinâmicas lúdicas focadas na aprendizagem com a natureza. Apresenta-se num fluxo com quatro estágios com a aplicação de dinâmicas que trabalham o grupo a partir do estado mental em que ele está para atingir o desenvolvimento e o aprendizado. 

Allan Kaplan - Proteus Iniciative | cdra.org.za
Processos de desenvolvimento e intervenção consciente.

John Milton - Way of Nature | sacredpassage.com
Desenvolvimento humano com a natureza.



Tecnologias Sociais 
Diálogo  | escoladedialogo.com.br                     
Modo de comunicação prático desenvolvido mais profundamente pelo físico norte-americano David Bohn, a partir de seus estudos com o filósofo Krishnamurti. Permite estimular as pessoas a observar seus pensamentos e sentimentos para a construção de uma idéia coletiva.

Vivências com a natureza | sharingnature.com                      
São jogos e dinâmicas lúdicas que, de modo descontraído, ajudam as pessoas a aprofundarem suas relações com a (sua) natureza, sensibilizando-as para as questões ambientais. 

Word-Café | theworldcafe.com                                         
Desenvolvido por Juanita Brown e David Isaacs, realiza-se pela promoção de conversações em grupos com uma questão central e etiqueta própria. A dinâmica é organizada de modo que as pessoas circulem entre os diversos grupos, conectando insights e tornando visível a sabedoria e inteligencia do coletivo.

Open-space | openspaceworld.org                 
Desenvolvido por Harrison Owen, permite a qualquer pessoa em qualquer grupo criar e conduzir uma
agenda de sessões paralelas de trabalho em torno de um tema de importância estratégica.  Os participantes são protagonistas de seu aprendizado e descobertas.

Investigação Apreciativa  | appreciativeinquiry.case.edu                                        
Focada por David L. Cooperrider e Diana Whitney, oferece um olhar apreciativo que ajuda a transparecer características individuais positivas que influenciam na transformação coletiva de realidades. Focaliza energia no sonho, na solução e não no problema.

Círculo | peerspirit.com                                           
Organizado por Christina Baldwin e Ann Linnea, trata-se de um modo milenar de reunião,utilizado por diversas comunidades, principalmente indígenas, que transforma uma simples conversa ou discussão num momento de aprendizagens e  elevação da consciência sobre determinado tema. Oferece estrutura que permite a todos ouvirem e serem ouvidos com respeito e significado.

Harvesting | interchange.dk/practices/artofharvesting  
Focaliza-se na captura da sabedoria e dos padrões existentes no grupo, tornando-os visíveis para todos, de modo simples e significativo, possibilitando a criação de novos aprendizados. Isso pode ser realizado com desenhos, vídeos, teatro, poesia, técnicas de visual think (inspiri.com.br)    

Aquário (fisherbowl)| solonline.org
Desenvolvido por Peter Senge em "A quinta disciplina", consiste em dois círculos concêntricos - sendo um menor no interior e um maior no exterior - onde as pessoas se posicionam de modo que o círculo interno tem o poder da fala intencional e o externo a escuta ativa. Essa ferramenta permite que o debate, como em uma mesa redonda, aconteça de modo auto-organizado e horizontal.

Pró-action Café| pro-action.eu 
Concebido por Rainer Von Leoprechting and Ria Baeck, promove espaço para conversas orientadas para a criação, inovação e ação. Os participantes são convidados a trazerem chamados, projetos, ideiase trabalhos que estejam em andamento e que tenham dilemas, questionamentos significativos. As convesas ocorrem com o intuito de colher contribuições da inteligência coletiva presente para que as manifestções apresentadas sejam trabalhadas e levadas para a prática. 

 

 

Comments